Qual máscaras de proteção devo usar?

O uso de máscaras de proteção se tornou realidade no mundo todo para prevenir a contaminação por Coronavírus.

Inclusive, existem muitos ambientes e cidades que multam a pessoa que não estiver usando esse item que hoje virou um equipamento de proteção individual.

Por ser uma obrigação e também uma necessidade, já que a vacinação ainda não atingiu toda a população, empresas do mundo todo começaram a aumentar a produção de máscaras, assim como as pessoas dentro de suas casas começaram a criar seus modelos à mão, com os materiais que tinham acesso.

Atualmente é possível encontrar os mais variados modelos, cores e tecidos, inclusive muitas delas customizadas. 

Mas ficam os questionamentos: será que todas são eficazes e protegem contra a Covid-19? Será que existe algum modelo que protege mais?

Essa foi a pergunta que mobilizou muitos meios de comunicação nos últimos meses e há vários estudam que mostram a resposta para essas tão importantes perguntas. 

As. As áreas N95 ou as PFF2 são eficazes pois bloqueiam acima de 95% de microparticulas incluindo vírus e bactérias e existe uma comprovação em laboratório quando estas máscaras passam por testes e são aprovadas pelo INMETRO. Já outros modelos não possuem nenhuma comprovação científica apenas servindo como um paliativo reduzindo a transmissão ou a infecção porém sem parâmetros conhecidos. 

Com a vinda da pandemia muitas máscaras entraram em nosso mercado, algumas importadas, é o caso das modelos kn95. Estamos máscaras importadas da China não possuem testes laboratoriais com reconhecimento em nosso país ou mesmo com reconhecimento internacional nos colocando em dúvida quanto a qualidade e a porcentagem redentora de partículas. 

As máscaras mais utilizadas de fabricação caseira, mesmo se for utilizado dupla ou tripla camada não possuem tecnologia nenhuma capaz de comprovadamente deter partículas menores. Como comentamos acima e igualmente as kn95 servem como paliativo sem comprovação científica quanto a capacidade filtrante. 

Deem preferência às máscaras com Certificado de Aprovação. Este certificado vem marcado na máscara, tratando-se de um número, geralmente milhar, acompanhado da inscrição CA na frente. Para se obter este certificado o fabricante deve passar por severos testes de qualidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspeções em porta paletes

Elevar pessoas utilizando Gaiolas acopladas em equipamentos de içamento. Pode?

NBR 16325 sistemas de ancoragem.