Inspeção em Elevadores e monta carga em usinas.
O que é uma inspeção de elevadores de carga ou monta carga em usinas?
A inspeção de elevadores ou monta cargas acontece por meio de observação, análise e testes nos equipamentos por engenheiro mecânico habilitado que recolhe a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART): é o documento obrigatório para a execução de prestação de serviço de engenharia ou da área técnica especializada. Legalmente, define os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividades técnico-profissionais, bem como a fiscalização das mesmas. A ART deve ser registrada pelo profissional antes do início da atividade técnica (conforme os dados do contrato escrito ou verbal), no CREA em cuja região será realizada a atividade.
O procedimento visa levantar informações sobre o real estado do elevador ou monta carga, ou seja, se ele está conservado e em perfeito funcionamento — atendendo às especificidades técnicas e normas da ABNT:
Norma NM 207
Norma NBR 16042
Norma NBR 5665
Norma NBR 14364
Norma ABNT NBR 16734
Norma NBR 10147
Norma NBR 15597
Norma NBR 12892
Norma NBR 313
Norma NBR NM 267
Norma NBR NM 196
Norma NBR 10982
A inspeção é um método muito eficiente para identificar erros. Porém, existe a condição de que deve ser realizada por alguém com bastante experiência para identificar possíveis falhas.
Por que contratar uma inspeção independente, se já é feita uma inspeção anual?
Ao ter uma opinião especializada que não está diretamente interessada no lucro em cima do reparo ou do trabalho executado no equipamento, pode-se ter mais confiança no relatório acerca da condição dos mecanismos em operação.
Como é realizada uma inspeção completa do elevador?
Primeiro, o uso do equipamento é interrompido durante este procedimento.
E a inspeção completa de um elevador ou.monta carga dura algumas horas.
Uma série de testes e ensaios são realizados e os resultados são registrados.
O principal objetivo é avaliar o estado das estruturas da instalação, analisando seus aspectos de desempenho, vida útil, segurança, estado de conservação e manutenção, além de utilização e operação.
Etapas da inspeção
O procedimento normalmente começa na casa de máquinas.
A ideia é ir passando de componente em componente da instalação, realizando as análises e testes e registrando os resultados.
Na casa de máquinas, os principais são motor para tração, o dispositivo limitador de velocidade, o quadro de comando e o quadro de fornecimento de energia elétrica.
Após a casa de máquinas são realizados testes e verificações dentro da cabina de carga.
Em seguida, o inspetor deve subir no topo da cabina, no espaço destinado a ser usado por técnicos em procedimentos de manutenção e inspeção, para conseguir analisar os componentes instalados ao longo da caixa de corrida.
Do topo da cabina, se inspeciona e testa as portas de cada um dos andares. O contrapeso, as guias e estruturas são analisados nessa parte.
Finalmente, o inspetor deve acessar o poço.
E nesse recinto são testados diversos contatos elétricos e dispositivos de segurança, tais como a polia tensora do limitador de velocidade, os amortecedores.
O freio de segurança do elevador, que fica na parte debaixo da cabina, também é inspecionado a partir do poço.
E assim finaliza-se uma inspeção.
Um ponto importante que deve ser analisado também na inspeção são as condições de segurança que instalação oferece (ou falha em não oferecer) aos próprios técnicos que irão trabalhar ali.
Isso porque muito dos acidentes em elevadores de carga realmente ocorrem com pessoal técnico em trabalho.
Eduardo Barrozo Engenheiro industrial mecânico e de segurança do trabalho proprietário da EPB ENGENHARIA e Inspeções industriais.
Comentários
Postar um comentário