Laudo de conformidade nr12 das máquinas e equipamentos pós adequações. Sem ele a empresa não tem nenhum documento que comprove a segurança do equipamento.

A importância da segurança em máquinas e equipamentos de acordo com a NR-12 e como pode ser feito o processo de Gestão da Adequação. Considerando que para mitigar riscos de acidentes é necessário modificar a máquina ou equipamento de modo que eleve o seu nível de segurança. Importante obter o laudo de levantamentos de deficiênciabaseada na nr12 ( item a item), planilha hrn para definir riscos e plano de ação. Ao finalizar o processo ou durante ele deve-se manter contato com o consultor para elaborar o laudo de segurança ou laudo de conformidade nr12 (clique neste link para saber mais sobre o laudo de conformidade nr12) das máquinas. Sem ele a empresa não tem nenhum documento que comprove a segurança do equipamento. 



No ano de 2020 o Brasil seguiu ocupando o terceiro lugar no Ranking de Mortes por Acidente de Trabalho, atrás dos Estados Unidos e da China. A adequação de máquinas de acordo com a NR12 passa por um processo que necessita atenção quanto aos documentos pertinentes. 

Como Prevenir Acidentes de Trabalho em Máquinas e Equipamentos?

Como acabamos de mencionar, a norma referente à prevenção de acidentes de trabalho é a nr12 que regulamenta as técnicas fundamentais e medidas de proteção a serem tomadas para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores na utilização de máquinas e equipamentos. As auditorias de segurança são feitas para a validação dos meios de proteção implementados pelas empresas conforme essa norma. 

Quais as etapas que preciso realizar para adequar uma máquina ou equipamento?

 O especialista nr12 da EPB Engenharia e Inspeções faz uso de ferramentas técnicas de análise, como o Método Quantitativo de Risco pela NBR ISO 12100:2013, ou HRN e a Categoria de Segurança pela NBR 14153:2003. Estas técnicas de mensuração dos riscos da máquina serão então traduzidas em números e conceitos, proporcionando uma percepção padronizada da intensidade dos perigos que a operação desta máquina poderá incorrer aos trabalhadores.

Depois de avaliados os riscos, esta máquina deverá passar por um processo de adequação, onde serão realizadas diversas mudanças que vão desde o local onde ela se encontra até inserção de componentes para a tornar segura para quem opera, realiza manutenção ou até mesmo para a própria vida útil do equipamento.

Quando esta máquina é diagnosticada como adequada, com as devidas provas através de Fotos e declarações do Responsável Técnico, é emitido um Laudo de Adequação, e este então se torna um documento oficial do Equipamento.

Importante esta etapa, já que muitos adquirem o laudo nr12 apontando as deficiências e o HRN ou levantamento de riscos com o plano de ações,  adequam as máquinas e não realizam o laudo oficial da máquina ou laudo final de liberação. 

Lembrando que todos os procedimentos devem ser feitos por um profissional habilitado.

Qual o risco de não adequar a empresa de acordo com a NR-12?

Muitas empresas atenderam às exigências e foram em busca de profissionais responsáveis por esta adequação. E algumas que iniciaram o processo, mas que notaram que não conseguiriam cumprir os prazos estabelecidos, receberam dos órgãos fiscalizadores uma flexibilização, desde que apresentassem um cronograma desta adequação.

Outros empresários resolveram “pagar prá ver”, na expectativa de que a norma não vingaria. Mas se enganaram, pois os prazos se esgotaram e agora correm contra o tempo para evitar multas e maiores dores de cabeça. 

Eduardo Barrozo Engenheiro industrial mecânico e de segurança do trabalho.  Diretor na EPB Engenharia e Inspeções 










Dados acidentes gautica news

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspeções em porta paletes

Elevar pessoas utilizando Gaiolas acopladas em equipamentos de içamento. Pode?

NBR 16325 sistemas de ancoragem.