Teste de Pitot para Bomba de Incêndio


Este teste é obrigatório para atendimento aos bombeiros e seguradoras. E só com esta teste você terá a certeza de atendimento pleno no momento de um sinistro.

Aparelho Pitot são aparelhos destinados a aferir a ação da água, estática ou dinâmica, no interior de uma tubulação ou quando expelida, assinalando o resultado através da marcação em um manômetro;
Um tipo medidor de pressão possui o tubo Pitot para determinar a pressão dinâmica;
No uso do medidor de pressão com tubo Pitot, a agulha deve ser colocada diretamente na linha central do jato, distante da face do esguicho, não mais do que uma vez e meia o diâmetro do esguicho;
O diâmetro de entrada do tubo Pitot deve ser maior que a metade do diâmetro do esguicho, por exemplo: para um esguicho de 25 mm, o diâmetro de entrada do tubo Pitot deve ser maior que 12,5 mm e, este deve ser colocado à distância de 38 mm da extremidade do esguicho.

Princípio de funcionamento:
O princípio de funcionamento do aparelho Pitot se baseia na Equação de Bernoulli e esta, por sua vez se baseia no princípio da conservação da energia – A energia de velocidade da água conduzida por um conduto forçado, ao ser introduzida na agulha do aparelho Pitot se transforma em energia de pressão que poderá ser aferida através do manômetro instalado no final da tubulação do aparelho:
COMO EXECUTAR OS TESTES
1 – Execução do teste de vazão de hidrante ou mangueira:
1.1 – Conectar as saídas ( bicos ) calibradas no ponto de hidrante a ser testado. Para poder usar a tabela teórica de vazão é necessário a utilização de bitola previamente definida pela tabela teórica.
1.2 – Com o sistema de bombeamento ligado, abre-se a saída ( bico ) a ser testada e posiciona o ofrifico do do Tubo de Pitot no centro da saída ( bico ) calibrada.
1.3 – Ler a pressão no manômetro e anotar.
1.4 – Na tabela teórica de vazão, localizar a pressão em psi e seguir na mesma linha até encontrar a coluna correspondente da bitola calibrada usada.
Teste de Pressão de Bomba de Incêndio com Aparelho Pitot (Tubo Pitot):
2 – Execução de teste de vazão de bomba de incêndio:
2.1 – Conectar as saídas ( bicos ) calibradas nas válvulas do cabeçote de teste ( idem ao item 1 acima)
2.2 – Efetuar os procedimentos idênticos aos itens de 1.2 a 1.4 acima.
2.3 – Repetir a leitura de pressão em todas as saídas calibradas ( bicos ) abertas a cada vez que uma nova saída ( bico ) for aberta.
2.4 – Simultaneamente à coleta de pressão de cada saída aberta, deve-se coletar a pressão
indicada pelo mano-vacômetro e manômetro, instalados na entrada e saída da bomba,
respectivamente.
Relatório de Conclusão do Teste:
Após coletar o dados de vazão e pressão, os resultados devem ser comparados com os dados da instalação original.
Para o caso do teste de bomba, a curva característivca do bombeamento deverá ser plotada com o dados de vazão e pressão coletados e em seguida compará-los aos dados da curva original de teste operacional da bomba.
O teste de vazão de bombas de incêndio deve ser feito pelo menos uma vez por ano, gerando um relatório de conformidade do teste.
A cada dois anos, o teste será feito na presença do bombeiro, devendo ser apresentado ao mesmo o relatório do teste do ano anterior.
Recomenda-se que para cada teste / relatório, seja recolhida uma ART do responsável técnico pelo teste.
Teste de Pressão de Bomba de Incêndio com Aparelho Pitot: Consulte-nos.
Fale com a EPB ENGENHARIA. 

EPB ENGENHARIA PENSANDO EM VOCÊ E NA SEGURANÇA DE SEUS COLABORADORES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspeções em porta paletes

Elevar pessoas utilizando Gaiolas acopladas em equipamentos de içamento. Pode?

NBR 16325 sistemas de ancoragem.