Inspeções em pontos de ancoragem e linhas de vida

Inspeção em pontos de ancoragem

Quando o assunto envolve procedimentos em altura elevada, a preocupação é grande. Saiba, porém, que é possivel afastar o risco de quedas e proporcionar um trabalho com muita segurança.

É isso que a inspeção dos sistemas de proteção contra quedas com ancoragens faz, quando executada com ferramentas e métodos certificados. 

Veja como funciona a inspeção de ancoragem realizada pela EPB ENGENHARIA. 

A inspeção de ancoragens é um conjunto de procedimentos que proporciona segurança para o ambiente de trabalho em altura. Ela é a protagonista na série de ações necessárias para a proteção contra quedas.

Quando um trabalhador vier a cair durante o serviço, esse sistema de proteção contra quedas vai sustentar a força da eventual queda, mantendo o funcionário suspenso, isto é, retendo a força da queda e impedindo o impacto contra o solo.

O sistema de proteção contra quedas (SPCQ) é composto por três pontos principais: o suporte para o usuário (cinto de segurança paraquedista, por exemplo), o elemento de ligação (como trava-quedas e talabartes) e o(s) ponto(s) de ancoragem (os dispositivos com olhais, adaptadores intermediários e locais onde esse sistema será fixado — como degraus, pilares ou vigas de concreto armado, entre outros — para que haja estabilidade).

O inspetor deve conferir o projeto original e fazer comparações com aquilo que foi executado. Depois disso, é feita a avaliação específica dos pontos. O próprio projeto trará indicações sobre a forma certa de avaliar e testar.
O tipo de material também influencia no modelo de inspeção recomendado. Por exemplo: equipamentos metálicos costumam ter mais durabilidade, contudo, os impactos frequentes podem levá-los à deformação definitiva.

Como consequência, sua funcionalidade mecânica pode sofrer danos. Outro potencial problema é que as ferramentas feitas com esse elemento estão sujeitas a processos corrosivos. Por essa razão, para esse aparelho é imprescindível fazer testes de oxidação para verificar se existe ferrugem.

Já para testar a capacidade mecânica, são essenciais outras experiências de averiguação. Nesse caso, o inspetor pode pingar um líquido sobre a superfície de uma peça. Se ele penetrar nesse equipamento, é por que existem pontos de fissura ou ranhura.
O método visual também pode ser adotado para as verificações mecânicas. Assim, coloca-se uma lâmpada especial contra o dispositivo para observar todas as suas imperfeições. Há vários tipos de testes: mecânicos, químicos ou combinados.

A exposição ao clima, como chuvas e sol, é outro fator de desgaste para essas estruturas — uma razão a mais para deixar a inspeção de ancoragem sempre em dia.

Proporcione segurança em trabalhos em altura de suas equipes. Consulte a EPB ENGENHARIA e mantenha os pontos de ancoragem e linhas de vida sempre inspecionados. 
EPB ENGENHARIA PENSANDO EM VOCÊ E NA SUA VIDA PLENA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspeções em porta paletes

Elevar pessoas utilizando Gaiolas acopladas em equipamentos de içamento. Pode?

NBR 16325 sistemas de ancoragem.