Inspeções em dutos e tubulação industriais
indústrias utilizam largamente sistemas de dutos em seus processos produtivos, ou mesmo para o transporte de substâncias.
Esses dutos costumam ser grandes ligações de tubulações por onde passam os mais diferentes tipos de substâncias e materiais, como água, petróleo, gás, óleo, produtos químicos, caulim, celulose, entre diversos outros. Para evitar perdas de materiais e possíveis acidentes é necessária a realização constante da inspeção de dutos.
A inspeção de dutos consiste na utilização de técnicas que tem por objetivo o de avaliar a atual situação dos tubos que compõem o sistema de dutos industriais, com intuito de verificar vazamentos, rachaduras, perdas de material entre outros possíveis danos. Há diversas técnicas disponíveis no mercado, dentre elas o ensaio por ultrassom, radiografia e gamagrafia.
O ensaio por ultrassom consiste em um método não destrutivo de inspeção de dutos, que utiliza equipamento com emissão de ondas sonoras de alta frequência geradas por cabeçotes (transdutores), que são transformados em sinais elétricos analisados por um aparelho; essa técnica visa averiguar se há falhas internas nos tubos.
VANTAGENS DA INSPEÇÃO DE DUTOS POR ULTRASSOM
Além de não danificar os materiais analisados na inspeção de dutos, o ensaio por ultrassom tem como demais vantagens registro do material em formato digital (podendo ser analisado futuramente), laudos emitidos instantaneamente após as análises, execução do ensaio sem necessidade de isolamento da área e informações precisas sobre local, altura, profundidade e tipo de descontinuidade.
Ao inspecionar tubos fale com um de nossos consultores. EPB ENGENHARIA PENSANDO EM VOCÊ E NA SUA VIDA PLENA
Comentários
Postar um comentário