Como saber se minha ferrovia, rodovia, aeroporto ou empresa está cumprindo a legislação Ambiental com respeito ao ruído?
Como saber se minha empresa, rodovia ou ferrovia está cumprindo a legislação Ambiental com respeito ao ruído?
Para evitar futuras autuações por reclamações da vizinhança ou prejudicar a saúde de seus colaboradores é necessário verificar se sua empresa não está emitindo ruídos acima dos níveis permitidos. Para isso precisa-se fazer medições que apontem os valores emitidos pela empresa para além de suas divisas.
Existem equipamentos específicos para fazer essas medições como que são utilizados por empresas especializadas neste tipo de serviço. A EPB ENGENHARIA é uma dessas empresas e é referência em medição de ruído. Os equipamentos utilizados são:
Medidor de pressão sonora (decibelímetro), com filtro de banda de oitava com calibrador e sistema de regulagem para altura do equipamento (tripé ou similar);Decibelímetro deve possuir Data-Logger para impressão de relatórios e demonstração das medições registradas;Equipamento deve estar devidamente calibrado e com certificado de calibração válido emitido por laboratório certificado pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) ou INMETRO.
Após a medição os dados devem ser analisados, e corrigidos caso necessário. Para conseguir o licenciamento é preciso estar dentro da norma, por isso, quando a empresa emite mais ruídos que o permitido ao prestar o serviço de medição também é proposto medidas para reduzir essa quantidade de ruído. Nossa equipe de ENGENHARIA e técnicos também executam obras de atenuação. Oferecemos também todo apoio e consultoria em projetos executados por fornecedores de preferência do cliente.
Leis Ambientais Municipais
A NBR 10151 deve ser atendida em todo o território nacional. Portanto, cabe aos municípios criar suas próprias leis ambientais com os limites de ruído para cada situação em particular, desde que eles não entrem em conflito com a norma.
Para verificar os níveis de ruído em uma localidade, os técnicos e fiscais buscam a lei municipal, mas fica a pergunta, e se a legislação ambiental do município for mais branda que a norma brasileira?
Aconselhamos que seja seguido o estabelecido pela norma nacional ou a que for mais restritiva, neste caso, para evitar que no futuro a empresa tenha problemas ocasionados por emissão excessiva de ruídos.
Consulte a EPB ENGENHARIA. Realizamos todos os levantamentos de acordo com a NBR 10151 e CONAMA. FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES.
Comentários
Postar um comentário